A chef e empresária Cris Carvalho, de S. José, mostra prêmio conquistado no 'Que Seja Doce', do GNT. Foto: divulgação

A nossa torcida deu certo. A chef Cris Carvalho, de São José dos Campos, venceu a batalha de ontem no reality “Que Seja Doce”, do canal GNT, e levou o título de melhor confeiteira. Com uma torta de creme de limão e ovos com ganache, a proprietária da Le Truque conquistou o apresentador Felipe Bronze e os jurados Carole Crema, Lucas Corazza e Roberto Strongoli.

A confeiteira recebeu da produção do programa uma lista de ingredientes e a partir daí precisava criar algo. A relação com o tema ‘Nostradamus’ era prever o futuro. Então, quem adivinhasse qual era a receita ganhava mais 10 minutos de prova.

“A tortinha é um pouquinho trabalhosa, mas dá para fazer em casa. O Lemon Curd é um creme que em determinado momento você chega a achar que ele deu errado, pois parece talhar. Basta ser persistente que no final ele dá certo e fica bem legal”, disse Cristina, ao emendar uma dica. “Outra coisa que aconteceu no programa, por conta do tempo, é que o Lemon Curd queimou. Então, tem que cozinhar em fogo médio, médio-baixo”.

Para comemorar a vitória, Cris Carvalho compartilha com a gente a receita que a coroou, literalmente, como a “Confeiteira Mais Doce”. Bora fazer em casa?

Tortinha Lemon Curd

Lemon Curd_Tortinha_GNT_Reality
Foto: arquivo pessoal/divulgação

INGREDIENTES
Merengue italiano:
125g de açúcar + 15g
35g de água
70g de claras
1 colher (sopa) de suco de limão

Ganache:
200g de chocolate branco
50g de creme de leite

Massa Frola (massa brisée)
500g de farinha
240g de manteiga
150g de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
1 ovo
2 gemas
Quanto baste de essência de baunilha
3 colheres de fermento em pó

Lemon Curd:
4 limões sicilianos
4 ovos
110g de manteiga sem sal em cubos
400g de açúcar de confeiteiro

MODO DE PREPARO
1 – Merengue italiano: faça uma calda com o açúcar e a água até 118°/120°C. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar restante. Despeje a calda na clara batida aos poucos. Adicione o suco de limão e bata até esfriar.

2 – Ganache: aqueça o chocolate no micro-ondas até derreter de 30 em 30 segundos. Adicione aos poucos o creme de leite misturando sempre e coloque para gelar até ter consistência.

3 – Massa Frola (massa brisée): bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro e o sal até branquear. Agregue o ovo, as gemas e as raspas de limão. Faça uma coroa com a farinha e o fermento peneirados. Despeje o batido no meio da coroa. Prepare a massa e, com a ajuda de uma espátula raspadeira, levante a massa e envolva em um filme. Deixe descansar a frio.

4 – Lemon Curd: raspe a casca do limão e esprema o suco. Em uma panela, misture o suco, as raspas da casca, metade da manteiga fria, os ovos ligeiramente batidos e peneirados e o açúcar. Cozinhe em fogo baixo e finalize com o restante da manteiga.

Deixe uma Resposta

15 + 17 =