São Bento do Sapucaí
Um ingrediente muito conhecido, supervalorizado nas cozinhas do mundo todo, mas cuja produção regional, para muitos, é desconhecida e um tanto quanto incomum: o azeite. Sim, o azeite! Depois de mais de 70 anos – há registros de cultura de oliveira na nossa região na década de 1940 – um grupo de agricultores está resgatando a produção de azeitonas na Serra da Mantiqueira, mais especificamente na cidade de São Bento do Sapucaí.

Antônio Augusto Gomes Batista é um dos membros desse grupo. Ele foi professor universitário por quase 30 anos, é pesquisador acadêmico e, hoje, também se dedica à produção de azeite, sua nova paixão.

azeitona

Características. O produtor rural começou a investir na fazenda Santo Antônio do Bugre há cerca de cinco anos, colheu as safras de 2013 e 2014 e, com a de 2015, conseguiu extrair 3.500 litros de azeite extravirgem artesanal com uma qualidade surpreendente. E uma nova safra já está em fase de colheita!

“Quando as pessoas consomem nosso azeite, o Oliq, dizem que o cheiro é diferente daqueles que elas estão acostumadas, porque é um azeite novo, e esta é uma das principais virtudes de qualquer azeite produzido no Brasil, que acabou de sair da extração”, afirma.

Ao contrário do vinho, o azeite envelhece mal. Então, se ele chega à mesa rápido, ainda terá bem guardadas suas qualidades relacionadas ao frescor, odor, paladar, além de elementos da sua composição química que fazem bem à saúde, como os polifenóis, que são antioxidantes. Além disso, o fato de o Oliq ser produzido de forma artesanal torna mais fácil o controle da qualidade.

oliq

“Para se ter uma ideia, o nosso azeite com maior índice de acidez chega a 0,2. Até 0,8, o azeite é considerado extravirgem”, conta Antônio. A qualidade, portanto, é incontestável.

Degustando o Oliq, você deverá sentir um sabor “frutado maduro” – lembra o gosto de banana amassada — , o que tem feito alguns especialistas enxergarem a nossa região com bons olhos, já que o nosso azeite tem características peculiares, tornando o produto muito específico. Um “terroir”!

Com tudo isso, o produto já ganhou espaço em mais de 20 pontos de venda divididos entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Como a gente é privilegiado, pode fazer uma visita guiada ao lagar (local de extração do azeite) e ao pomar da fazenda em São Bento. É só agendar. Está aí uma experiência gastronômica que vale a pena.

Para saber mais, acesse:
www.oliq.com.br

Deixe uma Resposta

9 − três =