Ah, a criatividade! Que seria da gastronomia — e do mundo — sem ela? Veja o exemplo da culinária portuguesa. Entre os séculos 18 e 19, os portugas eram os maiores produtores de ovos do mundo e exportavam as claras para toda Europa. Elas eram usadas, entre outras coisas, para purificar vinhos brancos.

 As gemas, por sua vez, eram descartadas, depois usadas para alimentar animais, até que o país europeu começou a receber grande quantidade de açúcar vindo de suas colônias e os religiosos que viviam dentro dos conventos, com muita criatividade, começaram a produzir receitas que se tornariam para eles uma fonte de renda e de sustentação da instituição religiosa. Nascia Doçaria Conventual Portuguesa, hoje famosa mundo afora.

E é nessas “divinas” receitas tradicionais portuguesas que o Cassiano Restaurante aposta em sua nova doceria instalada dentro do Colinas Shopping, no piso térreo, ao lado da Praça de Eventos. E mais que apenas saborear doces portugueses, na doceria você pode viver uma verdadeira experiência gastronômica já que a sugestão da casa é harmonizar os doces com vinho do Porto.

No menu, estão disponíveis rótulos como o Graham Extra Dry White, Quinta do Noval Fine Ruby, Quinta do Noval Tawny (10 anos) ou ainda o Taylor’s Tawny (20 anos). Alternativa não menos sofisticada para harmonização é o espumante Chandon.

Rocambole de chocolate recheado com baba de moça
Rocambole de chocolate recheado com baba de moça

Sericaia, Encharcada, Pastel de Santa Clara, Pastel de Natas e Barriga de Freira estão entre as receitas que fazem sucesso na doceria recém-inaugurada. Além delas, doces mais tradicionais, como Pudim de Doce de Leite, Rocambole de Laranja ou de Chocolate com Baba de Moça e mousses complementam o cardápio.

A doceria do Cassiano também trabalha com uma carta de cafés da Nespresso. Avelãs Iced Macchiato, Chai Cafe e Capuccino de Rosas estão entre as bebidas mais pedidas.

Para quem experimentou as delícias e deseja levá-las pra casa, ou até mesmo servir em eventos, o Cassiano ainda recebe pedidos de encomendas.

Serviço.
Cassiano Restaurante – Colinas Shopping
(Av. São João, 2200, Jardim das Colinas, São José dos Campos – SP)
Piso térreo, ao lado da Praça de Eventos
Tel: (12) 3131-4141

Deixe uma Resposta

quatro × 4 =