Tendências mundiais, que devem ganhar ainda mais força esse ano, o vegetarianismo e o veganismo estão cada vez mais presentes entre pessoas próximas. Isso é fato.

No caso do veganismo, curioso é saber que nem todo mundo deixou de vez os produtos de origem animal de lado, mas uma consciência em prol dos bichinhos tem feito muita gente buscar alternativas mais sustentáveis para reduzir o consumo de carne.

O problema, segundo alguns adeptos desse tipo de cozinha, é que a oferta de lugares com opções vegetarianas e veganas nos cardápios não têm crescido proporcionalmente à demanda. Para dar uma forcinha vamos listar algumas da nossa região.

Que tal começar com uma pizza, afinal, quem não gosta? Em Taubaté, a Marinatti tem um cardápio com 10 opções de pizzas veganas. Como toda boa receita precisa levar queijo, na casa ele é substituído pelo mandioqueijo, 100% vegetal, preparado com mandioca, mandioquinha e feijão.

A Veg-Taubaté, por exemplo, além de mandioqueijo, leva molho, glutadela de azeitona e batata palha. Já a Veg-Ogro, molho, queijo vegetal, palmito, brócolis, milho, glutadela de azeitona, champignon, tomate seco e batata palha. Há ainda outras versões mais simples como a de rúcula com tomate seco e a de palmito com ervilha.

Ainda em Taubaté, o restaurante Saúde News trabalha com o serviço por quilo e tem foco no menu vegetariano, mas sempre com mais de uma opção vegana no cardápio do dia.

Em São José dos Campos, além do  Krsna Restaurante Indiano que já é bem tradicional e todos os dias oferece uma opção lacto-veg e outra vegana no menu, tem também o Temperama, que tem várias opções de lanches e comidinhas.

São doces, queijos, salgados congelados e hambúrgueres (de shimeji, por exemplo), além das marmitas. Entre as opções do último menu estão o arroz com feijão fradinho, quibe assado de lentilha e falafel; e, ainda, o arroz com mix de gergelim, feijão, quiche de tofu com legumes e mandioca sauté.

Feijoada vegana do Temperama
Feijoada vegana do Temperama

Já no Vedas Burger, que assim com o Temperama trabalha com o sistema delivery, são cinco opções de lanches, com carne de soja, lentilha, feijão ou grão de bico. O Brahma, por exemplo, leva burger de grão-de-bico, confit de tomates, alface, anéis de cebola e maionese vegana.

Lotus, lanche do Vedas feito com burger de grão de bico

Em Pindamonhangaba, no Espaço da Terra 3 E, há serviço de restaurante e delivery, e a casa trabalha com a linha vegetariana e vegana. Entre as opções veganas as massas chamam a atenção (feitas sem ovos).

Tem nhoque de mandioca, mandioquinha, batata-doce e batata-doce recheada com pasta de castanha-de-caju. Isso sem falar dos doces com base de três tipos de brownie veganos sem glúten (alfarroba, maçã e amêndoa; maçã, canela e castanha de caju; ou abacaxi, banana e castanha-do-pará).

As coberturas ou recheios podem ser de alfarroba com morango; maracujá com pasta de amendoim e melado de cana; açaí com geleia rústica de laranja; manga com gengibre; redução de beterraba com raspas de limão; e alfarroba com pasta de amendoim. Não dá pra dar desculpa nenhuma agora, né? E aí, que tal experimentar?

Brownie vegano do Espaço da Terra 3E com cobertura de manga com gengibre
Brownie vegano do Espaço da Terra 3E com cobertura de manga com gengibre

Temperama

Delivery – São José

(12) 99709-1491

Vedas Burger

Delivery – São José

(12) 98171-4304

KRSNA

Restaurante – São José

(12) 3911-3784

Saúde News

Restaurante – Taubaté

(12) 3633-2255

Marinatti

Pizzaria – Taubaté

(12) 3631-8749

Espaço da Terra 3 E

Restaurante e Delivery  – Pinda

(12) 3527-3932

Deixe uma Resposta

15 − oito =