Há algumas semanas, aproveitamos a queda da temperatura para falar sobre receitas de pratos que são a cara do inverno, os caldos. Mas como o frio tem persistido — e as temperaturas dos últimos dias foram as mais baixas registradas nos últimos 15 a 20 anos, em algumas cidades da região — resolvemos, agora, falar delas, as fondues.

Não à toa, a receita nasceu na Suíça. No entanto, como bons cozinheiros que somos, mesmo na nossa “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão, o prato ganhou releituras e até novos modos de ser servido. Já pensou, por exemplo, em provar uma fondue caipira?

Essa é a proposta do restaurantes recém inaugurado na cidade, o Garimpos de Nossa a Terra, capitaneado pelo chef Mario Celso. A receita tem como base o queijo artesanal da Serra da Canastra (MG).

“Iremos servi-la com diferentes combinações, como iscas de filé mignon, linguicinha artesanal e, ainda, mandioca frita. O prato também acompanhará geleia de goiabada e patê de alho. Uma verdadeira explosão de sabores”, garante Mario Celso.

Como a apresentação é parte fundamental na hora de servir a fondue, no Garimpos, a releitura caipira chega à mesa em um caldeirão de ferro preso a uma trempe, relembrando o modo de cozinhar de antigamente, especialmente na roça.

O chef reforça que as receitas preparadas na panela de ferro ficam mais saborosas e se mantêm mais tempo aquecidas — o que é fundamental para a fondue — graças à distribuição homogênea do calor tanto no fundo quanto nas laterais da panela.

Em São José, no Guten Bier, o cliente pode experimentar o “Alemão”, fondue com salsicha cervela, frankfurter, schublig, weisswurst e kassler. O creme de queijos que acompanha o prato ainda recebe mostarda no preparo e dá um toque especial à receita.

Já na fondue de carne, o mignon, pernil ou frango é preparado na mesa do cliente em chapa de pedra. A ideia é que a carne fique mais suculentas e saudável (não imersa em óleo).

imagem_release_669486 (1)

Por fim, claro que não pode faltar uma fondue de chocolate e, agora, a dica é a receita oferecida pela torteria Haguanaboka no 24 Festival do Morango.

Com morangos sempre fresquinhos e um creme de chocolate muito saboroso , o diferencial da Haguanaboka fica por conta de o cliente poder experimentar a receita a qualquer hora do dia. Nada de esperar a noite chegar para dividir uma fondue com quem você ama, certo? O preço também é bem acessível. Vale conferir!

Mão na Massa

Ficou animado e quer preparar uma fondue de chocolate em casa? Confira a receita da Torteria Haguanaboka e bom apetite!

INGREDIENTES:

  • 1,2 kg de chocolate.
  • 4 latas de creme de leite com soro.

 MODO DE PREPARO:

– Colocar o chocolate despedaçado e o creme de leite em uma vasilha e levar ao microondas para derreter por 2 minutos na potência alta. Mexa bem e volte para mais 2 minutos de derretimento. Misture bem e leve ao freezer para firmar. Caso não vá ser consumido na hora, o armazenamento deve conter etiqueta de identificação com a data de produção. Pode ser armazenado por 30 dias, em vasilha. Rendimento: 2,3 kg (8 porções de 280gr cada).

 

 

Compartilhar
Post AnteriorTemporada de Burguers
Próximo PostO melhor da carne
Jornalista, apaixonado por gastronomia e ainda mais por comer! Idealizador do Degusta Vale e editor do portal.

Deixe uma Resposta

cinco × 5 =