Um domingo desses, pela manhã, estava deitado no sofá, na casa dos meus pais, curtindo uma preguicinha boa, quando comecei a receber mensagens de uma amiga querida, a escritora Rita Elisa Seda, dizendo que estava preparando uma receita inspirada em uma conversa recente que tivemos sobre as nossas iguarias regionais desconhecidas por pessoas que aqui vivem.

“Estou fazendo um prato bem tradicional da região do Vale do Paraíba e principalmente do Litoral Norte. Trouxe essa semana do sítio. Foi com os caiçaras que vivem nessa região do alto da Serra do Mar que aprendi a preparar essa iguaria, as folhas de ‘lambarizinho’ ou ‘peixinho’”, dizia uma das mensagens da Rita.

passo

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas o “peixinho do mato” é considerado uma panc (planta alimentícia nãoconvencional) e, como ela, há inúmeras outras. No esforço de resgatar esses ingredientes — alguns já foram muito usados no passado — e disseminar conhecimento sobre eles, tem muita gente pesquisando, escrevendo e falando sobre o tema.

Uma iniciativa recente é a do chef Ale Zanella e sua esposa, a Bel, que comandam o Quiosque Philosofy, em São José dos Campos. Juntos, eles criaram o “Simples Assim”, um canal de vídeos com receitas fáceis e que têm como principais ingredientes as pancs.

“Hoje já existe livro com informações nutricionais e receitas feitas com as pancs. A nossa ideia com os vídeos é difundir o conhecimento sobre essas plantas acessíveis mas que, às vezes, estão esquecidas no quintal de casa ou são tratadas como mato, enquanto podem render boas receitas nutritivas”, afirma Bel.

Na prática. Nos primeiros vídeos do casal, as estrelas são o coração de bananeira, que vira recheio para uma pizza — ou ainda pode virar uma Caponata,como a da foto acima –, e a maria-sem-vergonha, que dá mais vida para um lanche preparado com torradas e cebolas refogadas.

“Já fizemos carne de porco com folha de seriguela. Fica uma delícia porque ela lembra o azedinho do limão. Também dá pra fazer geleia com hibiscos… Há uma infinidade de possibilidades”, diz Bel.

Para te inspirar, confira os vídeos do chef Ale Zanella:

https://www.youtube.com/watch?v=jTleBEOFQC8

https://www.youtube.com/watch?v=LwPeHMZoXBI

Compartilhar
Post AnteriorNa cozinha com Jagger
Próximo PostSobremesas para Páscoa
Jornalista, apaixonado por gastronomia e ainda mais por comer! Idealizador do Degusta Vale e editor do portal.

Deixe uma Resposta

8 + dezessete =