caio.leblon

Esse não é um espaço para falar de filosofia, mas como na mesa de bar sempre acaba rolando papo-cabeça, achei pertinente começar a coluna de hoje resgatando um pensamento de Confúcio que diz: “Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida”.
Essa frase passa a fazer todo o sentido quando você conhece a dupla Ricardo Felizardo e Caio Bonneau, chef e barman, respectivamente, que hoje atuam em um bar e restaurante asiático na cidade de Ubatuba.
A parceria da dupla é das antigas, fez a cabeça e ganhou o paladar de muitos joseenses em projetos que os dois tocaram, juntos ou separados, no Vale do Paraíba. Cada um, na sua praia, vem se destacando com uma virtuosidade que não passa despercebida.

foto-3_yamamoto-683x1024

A mais recente prova disso é que, na última semana, Caio Bonneau ganhou o troféu de ouro em concurso promovido pela Cachaça Leblon (de Patos de Minas – MG). Primeiro, ele se classificou entre os 10 semifinalistas com uma releitura da brasileiríssima caipirinha.
“O drinque, que batizei de Caipirinha de Arlindo, foi inspirado nos coquetéis com fins medicinais do século 19 e leva folha de mexerica, óleo de saccharum, limão siciliano e uma carga extra de limão cravo e açúcar, além, é claro da cachaça Leblon, branca e envelhecida no Carvalho”, conta.
Já na final, Bonneau conquistou a preferências dos jurados com uma receita com referências à história do caiçara do Litoral Norte Paulista.
“Foram mais de trinta testes para chegar a essa receita em que a base é um suco de cará, que tem a função de dar uma textura diferenciada à bebida já que seu sabor é bem neutro. Além disso, usei maracujá, limão-cravo e pitanga, e a cachaça”, lembra.
Número 1 eleito pela banca de jurados, Bonneau foi premiado com uma viagem para Nova York, onde, entre outras atividades, participa de um jantar com grandes nomes da coquetelaria americana.

Simplicidade. Consciente do seu papel dentro das experiências gastronômicas que oferece aos clientes, em parceria com o chef Felizardo, o barman destaca a importância das bebidas não “brigarem” com os sabores dos pratos com os quais são harmonizadas.
O fato é que, para colocar isso em prática, a vaidade precisa ficar de lado. E talvez seja esse o segredo para que a parceria com o chef Ricardo seja tão saudável e produtiva.
Felizardo, apesar de criar pratos sofisticados e contemporâneos, encontra na simplicidade sua essência.
“Comecei a trabalhar com gastronomia na rua, como ajudante em num carrinho de hot dog. Hoje já tenho uma carreira, mas ao longo de todos esses anos minhas pesquisas sempre tiveram como foco as características e técnicas da cozinha de rua”, conta.
Relembrando o encontro profissional com o amigo (a quem chama de irmão) há cerca de três anos, ele é categórico ao justificar as conquistas que ambos vêm colecionando: “Temos muita paixão pelo que fazemos”.

D3S_4966_pq

Pra quem curte uma cachaça e ficou com vontade de provar o coquetel Caiçara, aí vai a receita:

Ingredientes:

  1. 45 ml de cachaça Leblon
  2. 20 ml de suco de limão cravo
  3. 5 ml de suco de maracujá
  4. 30 ml de suco de cará com pitanga (80g de cará cru, 100g de polpa de pitanga, 250 ml de água)
  5. 20 ml de xarope de açúcar

Modo de preparo:

Em um copo caldereta, adicionar todos os ingredientes, misturar e colocar o gelo – não é necessário bater na coqueteleira. Para decorar, acrescente folhas de pitanga, uma pitanga e um gomo de limão cravo. Para fazer o suco de cará bata o cará cru e a polpa de pitanga com água no liquidificador sem coar.

Dica: O suco de cará com pitanga pode ser substituído por polpa congelada de boa qualidade, batida e misturada.

2 Comentários

Deixe uma Resposta

dois × 2 =