IMG_9098-1024x683

Na última semana tive a oportunidade ser jurado, do 6º Concurso de Receitas da Torteria Haguanaboka e quando fui conhecer os finalistas me peguei perguntando: onde é que os cozinheiros buscam inspiração para criar receitas que possam encher os olhos, surpreender pela originalidade e conquistar os paladares?
E foi essa a pergunta que fiz aos finalistas do concurso antes de experimentar as receitas, até porque a originalidade também estava em avaliação.
Cecília Vasconcelos, com sua Torta de Tabule, levou o prêmio. E talvez não pudesse ser diferente já que ela contava com uma grande aliada: aquela receita antiga, que faz parte do caderno de receitas das mulheres da família e perpetua por gerações fazendo sucesso.
“Achei essa receita mexendo num caderno antigo de uma tia, escrita em um papel amarelado e já rasgado. Testei uma vez e todos gostaram. Então, quando fiquei sabendo do concurso, resolvi que iria disputar com ela”, conta Cecília.

Quem também foi buscar inspiração na tradição da família foi Magna Guerra Fernandes, com a receita da Torta de Linguiça da Vovó Stella. O prato é preparado há mais de 100 anos e é relativamente fácil.
“O recheio é feito com linguiça mineira, queijo parmesão, orégano e um molho de tomate fresco. Já a massa é bem simples, feita com fermento químico”, explica.

Ideias. Sommelier de cervejas, Marco Mamolli Filho encontrou na sua paixão pela bebida, e pela Irlanda, sua fonte de inspiração. “Existe uma receita irlandesa de carne com cerveja que é a Guinness Steak. Adaptei essa receita e a transformei numa torta”, conta o jovem e um dos únicos dois homens que estavam no páreo.

IMG_9097-1024x683
Torta de Linguiça da Vovó Stella, receita de Magna Guerra Fernandes

IMG_9103-1024x683Receita de Érica Monqueiro Arantes, Torta de Limão com Manjericão e Compota de Kinkan

Uma das mais equilibradas receitas, ao menos na minha humilde avaliação, foi a da Torta de Limão e Manjericão com Compota de Kinkan, criada por Érica Monquero Arantes. Trata-se de uma massa de pâtisserie, coberta com creme e marshmallow de limão com manjericão, finalizada com a compota de Kinkan.
“Havia feito um naked cake com esses ingredientes e gostei muito do resultado equilibrado do cítrico do limão com a compota de Kinkan, então resolvi transformá-la em uma torta”, explica Érica. O fato é que hoje já é domingo e eu ainda estou desejando mais um pedaço dessa gostosura.

IMG_9159-Todos-os-participantes-do-concurso-1024x683

Os finalistas do concurso promovido pela Torteria

IMG_9495-Jurados-Participantes-1024x683

Os jurados do evento promovido pela Haguanaboka

Deixe uma Resposta

15 − 15 =